Tuesday, May 29, 2007

Grande Máxima

"Não sabe nada e pensa que sabe tudo. Espera-o uma carreira política."
Já o dizia G.B. Shaw
Eu acrescentaria que o espera uma carreira política de sucesso.
Já experimentaram construir uma nota sobre o percurso profissional de um político? Sobretudo daqueles que o único trabalho que tiveram foi o de filiarem-se num Partido depois da Faculdade, do Liceu, ou mesmo da Escola Primária (Ensino Básico, actualmente).
Eis um bom desafio. Garanto-lhes que é difícil, senão impossível, mesmo com a internet como ajuda. E o mais curioso é que são eles que estão sempre nos "cargos-chave", naqueles cargos que interferem com o bem-estar dos cidadãos comuns, com a qualidade de vida dos portugueses. Normalmente, cada um detém várias dessas "posições" que lhe dão mais do que um único ordenado confortável, carro e telemóvel de primeiríssima geração, férias numa ilha tropical. Nem precisam de comprar bilhetes para os espectáculos de ballet, ópera, dança, música, pois tudo lhes é oferecido. Tudo isto é válido para família, afins e amigos.
Se soubesse o que sei hoje, a primeira coisa que tinha feito ao entrar para a Faculdade era inscrever-me num desses dois partidos políticos que têm, à vez, dançado com as cadeiras e engordado à custa do nosso desespero. Nesta altura, não estaria certamente aflita para conseguir pagar os aumentos sucessivos dos juros da casa...

1 comment:

Anonymous said...

mandei os políticos à fava. denunciei-os mesmo uns aos outros nas barbas de todos de forma clara e directa. esfreguei-lhes na cara o belo: sei de tudo e isto mete-me nojo! Moral da história: perdi o emprego que tinha conseguido à custa de muito trabalho na função pública... E esse foi o primeiro dia profissionalmente feliz do resto da minha vida. Agora que passaram 3 meses começo a preocupar-me.

A.R.