Thursday, March 27, 2008

O que fazer quando vemos os nossos filhos cada vez mais longe de nós?

O que podemos fazer quando começamos a perder os nossos filhos? Quando os vemos afastarem-se de nós e não conseguimos fazer nada para que nos queiram como somos, depois de termos perdido tanto por causa deles, por vezes deixado para trás a nossa própria vida? Dir-me-ão que é um erro prescindir seja do que for por eles... certo, teoricamente está correcto, mas se os tivemos por livre e espontânea vontade...

Durante os últimos 5 anos, depois da minha separação, dei piruetas, inventei-me e reinventei-me para fazer a minha filha feliz, para a fazer sentir-se bem comigo. Vivi a vida dela com ela , mas não reparei que ela não estava a viver a minha vida comigo. Aliás, nunca deveria ter ficado a viver a vida dela e a minha comigo, deveria desde logo ter ido viver com o pai, que, aliás sempre foi o seu desejo.

Agora está a fazer 12 anos e quem a vai enviar para casa do pai sou eu, depois de ter assumido em voz alta que foi sempre o que ela quis. É difícil admitirmos, antes do nosso tempo, em voz alta o que nos magoa e faz profundamente infelizes.

Estou cansada, ou com mais sinceridade, estou farta. Pensava que o egoísmo e egocentrismo era apenas algo que se manifestava no exterior, mas tenho-o dentro de casa, criado por mim prórpia, que nunca aprendi a sê-lo, para mal dos meus pecados.

2 comments:

Doramar said...

Não tenho palavras que te consolem, apenas um grande abraço amigo. D.

impulsos said...

Como eu te compreendo tão bem...
É angustiante, frustrante e outras palavras parecidas...
Dói muito e eles sabem-no muito bem!

Beijo