Tuesday, February 19, 2008

O OUTRO é uma miragem

Cheguei a casa com a ideia de dar a conhecer, ou a recordar, algumas palavras de Alain Robbe-Grillet; fui à procura na minha biblioteca, mas cheguei à conclusão de que só tenho romances em francês. Para além ter escrito romances que lhe deram prémios, como o Prémio Fénelon e o Prémio dos Críticos, Robbe-Grillet é também o criador de um cine-romance especial que vale a pena tentar ver: “L’année dernière à Marienbad”, realizado por Alain Resnais. Como sou persistente, depois de muito bisbilhotar e folhear, dei com um texto publicado em Portugal e traduzido para a nossa língua do qual deixo aqui um breve registo.

“No quarto, A... torna a baixar o rosto sobre a carta que está a escrever. A folha de papel azul-pálido, na sua frente, tem ainda apenas algumas linhas... A... junta-lhes rapidamente três ou quatro palavras e fica com a caneta no ar. Ao fim de um minuto levanta a cebeça, enquanto, do lado das garagens, a melodia recomeça.
É, sem dúvida, sempre o mesmo poema que se repete. Se por vezes os temas se diluem, é para voltarem um pouco mais tarde, fortalecidos, pouco mais ou menos idênticos. Entretanto, estas repetições, estas ínfimas variantes, os cortes, os retrocessos, podem dar largas a modificações – se bem que apenas sensíveis – levando, no seu decurso, muito longe do ponto de partida.”

In: “O Ciúme”

No comments: